27.9.09

LLL vai à guerra.

Todo mundo vai falar pra você como a Tate Modern, o British Museum e o Natural History Museum são imperdíveis. Então eu vou pular essa parte e vou dar uma dica diferente de museu: os museus de guerra. Londres é a Disneylândia pra quem gosta de II Guerra Mundial, como eu. A cidade teve sua história extremamente marcada pelo conflito e saber como os londrinos passaram por aquele momento é um capítulo à parte pra quem passeia por lá. O principal museu é o Imperial War Museum. Com exposições temporárias e um acervo permanente divido entre I e II Guerras, ele tem todo tipo de aeronaves, tanques, armas e uniformes usados nas batalhas. E, claro, muita história interessante. Não deixe de ver os pôsters falando sobre racionamento de comida durante a guerra que ficam na cafeteria do museu.


Imperial War Museu - o pai de todos.

Outro museu imperdível é o Churchill Museum & Cabinet War Rooms, um esconderijo subterrâneo onde os alto escalão inglês esteve trabalhando durante os 40 dias de blitz alemã nos céus da Inglaterra. Recentemente foi aberto no local um apêndice totalmente dedicado à memória de Winston Churchill, na minha humilde opinião, o maior estadista da humanidade em todos os tempos. Um museu super moderno, com atrações interativas, filmes e o relato de toda a vida do homem que segurou Hitler praticamente na unha nos primeiros anos da II Guerra.


Churchill Cabinet War Rooms

E pra quem gosta de aviação, em Cambridge fica o Imperial War Museum in Duxford. Especializado em aeronaves, ele conta com 5 hangares gigantescos, com aviões de todas as épocas. Mas o bacana mesmo é ir passar o dia lá durante um dos Air Shows. O que eu assisti colocou no ar legítimos Spitfires que lutaram na Batalha da Inglaterra. Emocionante! Olha lá no site pra ver quando serão os próximos. E não deixe de ver o Airborn Assault Museum, dentro do Hangar 1. Ele fica escondidinho em um canto mas é um ótimo espaço pra conhecer um pouco mais sobre os paraquedistas, um tipo de soldado que mudou a forma de se lutar uma guerra. Imperdível pra quem viu "Band of Brothers" e gostou.


Museu dos Paraquedistas, dentro do Imperial War Museum em Duxford

Esse museu só é um pouco complicado de chegar. Primeiro você tem que pegar um trem pra Cambridge, saindo da estação King's Cross. Chegando na estação em Cambridge, você sai do prédio, vai até o ponto à sua esquerda e pode pegar o ônibus 7 (demora mais pra chegar no Museu) ou o 132 (vai rapidinho até o museu, só que passa menos no ponto). No site do museu dizia que um ônibus especial circularia durante os dias de Air Show. Mas esse tal aí não apareceu.


Spitfire no Imperial War Museum em Duxford

Pra terminar, ainda tem o navio HMS Belfast. Impossível você não passar perto dele, porque fica ancorado no rio Tâmisa, bem perto da Tower Bridge. Mas desse eu não vou poder falar, porque eu não fui. Não dá para lutar todas as batalhas de uma guerra.

Todas as informações sobre esses museus você encontra num mesmo site já que todos eles fazem parte de uma mesma "rede".

Nenhum comentário: