4.9.09

Inglourious Basterds - o novo do Tarantino



Esqueça os documentários que você viu no History Channel ou as super produções que Hollywood fez sobre o tema. Inglourious Basterds não é um filme de Segunda Grande Guerra feito por Tarantino. É um filme sobre COMO SERIA A GUERRA se o diretor norte-americano estivesse no comando dela. E com todos os toques de requinte e crueldade que só ele sabe criar.

Está tudo lá: diálogos afiados, histórias paralelas que se encontram, personagens bizarros, violência desenfrada, ótimos e não tão conhecidos atores. Destaque para o austríaco Christoph Waltz, no papel do Coronel Hans Landa, que transita entre momentos de pura comédia e assustador suspense. Isso sem sabermos bem qual é um e qual é outro.

A trama em si já é um prato feito para Tarantino: um grupo de soldados é recrutado para espalhar o terror entre os soldados alemães na França ocupada. Sem nenhum tipo de conduta militar ou compaixão. Na liderança desse time nada ortodoxo está um engraçadíssimo Brad Pitt, na pele do Tenente Aldo.

Mas apesar dos bons e frequentes momentos de humor, Inglourious Basterds é mesmo marcante por causa das suas longas e quase sufocantes cenas de suspense. Nazistas ficam frente à frente com suas vítimas e inimigos em diversas passagens do filme, causando um desconforto nos personagens que transborda para quem está sentado no cinema. Esses inacreditáveis encontros, recheados de situações limítrofes, lembram o tempo todo que estamos diante de mais uma obra do criador de Cães de Aluguel e Pulp Fiction.

E se a preocupação com a precisão dos fatos ou a composição dos personagens históricos é propositalmente descompromissada - vide a afetação ainda mais exarcebada de Hitler - a boa direção de arte lembra a todo momento que se trata de um filme passado nos anos 40 em meio a uma guerra mundial. Ponto para a boa execução aliada à inteligência do roteiro.

No fim, fica a sensação de um filme que é pura diversão, com um mínimo de história. Motivo, inclusive, de repreensão por parte de comunidades judaicas nos EUA. Mas se querem um retrato fiel sobre um dos maiores eventos da humanidade, recomendo esquecerem o irônico Quentin Tarantino. Pra isso existem os 7 DVDs da série "The War" do diretor Ken Burn. Esse eu também recomendo.

Inglourious Basterds estréia no Brasil em Outubro.

Publicado originalmente no rraurl.com

Nenhum comentário: