25.1.10

Documentário de Origem Controlada - Jesus Camp

Já que semana passada o D.O.C. falhou, e aproveitando o feriado de hoje (pelo menos aqui em São Paulo), vocês terão 2 documentários novos para assistir. Mas chega daquela coisinha alegre e dançante dos dois primeiros episódio...

Aliás, se um bom drama faz sua espinha gelar, imagine um bom documentário com temas mais emocionantes. Nada é mais surpreendente do que a vida real. E o "Jesus Camp" é um ótimo exemplo disso.



Como o nome já diz, se passa durante a preparação e a realização de um encontro para crianças evangélicas. Entrevista as crianças, os pais e os organizadores do campo, uma espécie de colônia de férias voltado para o "encontro com Jesus." Segundo a organizadora, o campo é uma resposta aos muçulmanos que, desde muito cedo, também já ensinam suas crianças a ver os cristãos como "inimigos". Bom, partindo dessa premissa já dá para imaginar um pouco o conteúdo do filme.



Mas é justamente aí que está a virada do filme. Pela forma aberta com que as pessoas conversam sobre suas crenças, é possível assistir o documentário de 2 maneiras. As pessoas que realmente acreditam na força de uma educação religiosa para suas crianças assistirão um belo retrato do milagre que esse campo faz nos jovens. Agora, quem já tem suas pulgas atrás da orelha sobre a desvirtuação das religiões... o filme é uma bomba e mostra que o fundamentalismo está longe de ser uma praga Oriental.



Daqui a pouco eu volto, com o segundo documentário do dia.

Nenhum comentário: