20.8.04

A cidade de Lucio

A razão do meu nome é bem menos nobre (história para outro post), mas para todos que me perguntam, respondo que sim, meu nome é uma homenagem a Lucio Costa, o "inventor" de Brasília. E a reportagem sobre o urbanista na Veja desta semana me deixou ainda mais orgulhoso da decisão não intencional de meus pais. Ela fala sobre o acervo de Lucio que está sendo compilado e estará disponível na Internet em breve. São cartas, esboços, comentários e muita, muita sensibilidade. Isso é o que dá para perceber pelo pouco que se mostrou na matéria. E uma coisa particularmente me tocou: o seu carinho por Brasília. Sim, era um carinho quase paternal e não um orgulho egocêntrico que ele sentia pela capital. Sentia-se magoado com as críticas à cidade que não permitia a flânerie, os passeios à pé. E a defendia sempre que possível. Mas de tudo ficou a constatação feita pelo próprio Lucio em uma vista à nossa cidade em 86: "Brasília + gente, convívio normal das pessoas com a beleza". Graças a você, Lucio. Graças a você.

3 comentários:

Valentina disse...

E pensar que quase nunca é lembrado, né, Lúcio? Todos os louros de Brasília vão para o Oscar. Tudo bem, o Oscar fez, mas foi Lúcio quem concebeu o projeto arquitetônico dessa cidade tão singular.

l. disse...

Na matéria da Veja a filha do Lucio Costa fala sobre isso. Ele ficava enciúmado com essa confusão. Mas na verdade, Valentina, o Niemeyer foi quem fez o plano arquitetônico. O Lucio Costa fez o urbanístico, que dividiu a cidade em asas, setores e etc. :) l.

Valentina disse...

Curiosidade: você sabia que essa idéia de pássaro não é do Lúcio? Ele falava que Brasília lembrava uma borboleta, asas de borboleta! Enciumado nada, tinha mesmo era que ficar puto! O povo devia fazer o dever de casa direitinho, ao escrever as matérias. Sim, projeto urbanístico. Obrigada pela correção. Besos.